REFREANDO
O
contexto hospitalar, quase que na sua totalidade, momentos conflitivos são
percebidos diariamente. E, tentar suprir as dúvidas de pacientes e familiares
com clareza e esmero, mais as exaustivas buscas pelos métodos mais apropriados
para sanar as enfermidades, coloca o profissional da saúde em evidência,
sempre. Esses momentos se espalham vertiginosamente em diversas localidades do
país e, muitas vezes o alento necessário direcionado pela palavra “obrigado”, não
chega até os atores envolvidos. Contudo, esses profissionais carregam no seu
íntimo que, somente com amor a profissão e dedicação é possível seguir adiante.
Por outro lado e bem atual, agentes externos interferem em alguns processos e,
a escassez de recursos à saúde colabora com índices elevadíssimos de
insatisfação do usuário SUS ou o cliente da saúde suplementar.
Bom, diante
dessa precoce abordagem é relevante salientar que o questionamento somente
impera quando há procura. Nesse momento nos deparamos com a realidade do
atendimento. Atualmente Curitiba e Grande Curitiba dispõem de três hospitais
que acolhem vítimas de acidentes e alguns quase fechando as portas. O
entendimento e a percepção clara da elevação dos indicadores de aumento
populacional colaboram e pedem a construção de mais hospitais. Contudo, a
realidade é bem outra. Então, surge a velha pergunta: Onde ocorreu o deslize de
gestão? Bom, desde a expansão do atendimento a todos nas instituições
conveniadas ao SUS e também mantidas pelo governo, nota-se apenas o crescimento
populacional e a parte física, estrutural e de recursos humanos, segue em crescente
falência. Perante o desafio de reverter essa condição, ainda patina-se em
buscar os responsáveis pelo ato. E, mesmo encontrando o agente nesse emaranhado
sistema, a condição de incapacidade irá persistir. Portanto, é importante cada
indivíduo começar a criar uma visão sobre o futuro e reeducar as gerações que
chegam, sobre a herança que terão. E o legado não é em longo prazo, já é a bem
curto prazo! Por outro lado, esse agente interno inserido no atendimento ao
usuário e cliente externo, dia após dia se subdivide em busca de locupletar,
mesmo que por ínfima quantia que consiga somar a cada mês, e, alcançar alguns
desejos pessoais. Todavia, as forças internas esgotam-se rapidamente. Por isso
a meta a ser alcançada para colaborar com a mudança desejada, é rever e dar
subsídio a esses desejos ilimitados e atenuar o ritmo...
JRA (o poeta da verdade).
Arretado!!! Texto claro e verdadeiro! Gostei demais! cheiros, airô
ResponderExcluiropaaaaaa rs , valeu e agradeço a visita. abraços poéticos e fraternos.
ResponderExcluirOi, Jô! Eu vi sua mensagem sobre o meu aniversário. Foi no último sábado, dia 5. Muito obrigada pela lembrança. Fiquei muito feliz. Eu tive que mudar novamente o número do meu telefone, mas o meu e-mail continua o mesmo.
ResponderExcluirAbs